Mesmo depois de ter ascendido ao posto mais alto de shin’uchi, Yotarou luta para encontrar a sua própria identidade no mundo do rakugo. Apanhado entre os ensinamentos do seu mestre e o estilo único do falecido Sukeroku, o seu desempenho carece de um ingrediente importante – ego. E embora a sua popularidade encha os cinemas, ele é apenas um dos poucos; o rakugo está a ser ameaçado de ser eclipsado.
Entretanto, Yakumo, considerado por muitos como o último bastião da preservação da popularidade do rakugo, luta para lidar com o seu estado de velhice. Apesar de as suas actuações continuarem a ser excelentes, teme estar a atingir os seus limites. As suas dúvidas aumentam à medida que um velho amigo se aproxima cada vez mais. Konatsu, por sua vez, tenta criar o filho como mãe solteira, algo a que Yotarou se opõe fortemente. Em vez disso, tenta persuadi-la a casar com ele e, por sua vez, a criar o filho dela como seu.
Em Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Sukeroku Futatabi-hen, as cortinas caem sobre a história de Yotarou e Yakumo, encarregados de restaurar a forma de arte quase obsoleta, bem como de superar os seus conflitos internos.
[Escrito por MAL Rewrite]