Kino, um viajante de 15 anos, cria um vínculo com Hermes, uma motocicleta falante. Juntos, eles vagam pelas terras e se aventuram por vários países e lugares, apesar de não terem uma ideia clara do que esperar. Afinal de contas, a vida é uma jornada repleta de desconhecidos.
Ao longo de suas jornadas, eles encontram diferentes tipos de costumes, desde os moralmente cinzentos até os trágicos e fascinantes. Eles também conhecem muitas pessoas: algumas que vivem para trabalhar, outras que vivem para fazer os outros felizes e outras que vivem para perseguir seus sonhos. Assim, em cada país que visitam, sempre há algo a aprender com a maneira como as pessoas levam suas vidas.
Não cabe a Kino ou Hermes decidir se esses valores afirmados estão certos ou errados, pois eles simplesmente assumem o papel de observadores nesse pequeno mundo. Eles não tentam mudar ou influenciar os lugares que visitam, apesar de esses valores parecerem absurdos. Isso se deve ao fato de que, de uma forma ou de outra, eles acreditam que as coisas estão bem como estão e que “o mundo não é bonito; portanto, ele é”.
[Escrito por MAL Rewrite]