Quando as pessoas morrem, elas vão para o céu e se tornam estrelas.” “Aquelas incontáveis estrelas preenchem o céu, brilhando eternamente enquanto vivemos aqui, iluminados pelas luzes brilhantes delas.” Segunda-feira, 6 de agosto de 1945, Little Boy devasta Hiroshima. Quinta-feira, 9 de agosto de 1945, Fat Man devasta Nagasaki. Poucos dias após sentir o poder das duas bombas atômicas lançadas pelos ianques, o Japão se rende, e ali termina a Segunda Guerra Mundial. Shikotan, uma pequena ilha a norte da província, é o lar de dois irmãos, Junpei e Kanta, filhos de um oficial do exército japonês.
Os dois irmãos ouvem sempre de seu pai a história “Uma noite no trem da Via Láctea”, e inclusive, os seus nomes são baseados nos personagens desta história: Junpei vem de Giovanni e Kanta vem de Campanella. Eles vivem uma vida comum na pequena ilha, mas logo a União Soviética toma posse da ilha, e os soldados e oficiais soviéticos levam suas famílias para habitá-la, inclusive tomando posse de algumas casas dos japoneses.
Uma família de russos se apossa da casa de Junpei e Kanta, e logo eles conhecem a filha do oficial russo que se apossou da casa deles, uma menina chamada “Tanya”, que também conhece a história “Uma noite no trem da Via Láctea”. Junpei, Kanta e Tanya mesmo com todas as divergências se tornam amigos inseparáveis, mas as consequências pós-guerra são impiedosas, e a União Soviética toma uma drástica medida com a população japonesa que vive na ilha. Será que o Trem da Via Láctea poderá transportar os sentimentos de dois irmãos japoneses e uma russa?
(Source: Production I.G)